quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Inveja






Foi agora anunciado que as cidades de Lisboa e Oeiras, representadas nas negociações pelo Turismo de Lisboa, chegaram a acordo com a Red Bull Air Race, para a realização de uma etapa desta competição, sobre o rio Tejo.
Como se sabe, nos últimos três anos, tem havido uma etapa, no rio Douro, organizada pelas câmaras de Gaia e do Porto. Este evento tem sido um êxito todos os anos, reconhecido pela Red Bull.
Mas, seria possível, em Portugal, ter um evento internacional desta envergadura, a ser organizado regularmente fora de Lisboa??
Claro que não!!!
Estes eventos trazem publicidade, trazem visibilidade, trazem dinamismo e, porque não dizê-lo, trazem poder.
Ora Portugal, que já tem a tradição de ser demasiado centralista e de estar demasiado concentrado em Lisboa, está neste momento a ser governado pelo governo mais centralizador de que há memória. Não me parece que a sua agenda centralizadora seja um fim em si mesmo, o que não duvido é que este governo detesta delegar poder, que quer controlar absolutamente tudo. A bem do interesse publico o nosso governo acha absolutamente necessário ser detentor de uma empresa de telecomunicações, de uma empresa petrolifera, de uma distribuidora de electricidade...etc, mas neste caso vão obviamente dizer que não tiveram nenhuma interferência nesta decisão. Em primeiro lugar, é obviamente mentira, vou voltar a dizer, temos um governo mentiroso em Portugal. Em segundo lugar, deveria ter de facto "interferido" de forma a garantir, no interesse nacional, que o "resto do país" não voltasse a ficar privado de um evento desta envergadura em favor de Lisboa. Para este tipo de "interferências" eu seria absolutamente a favor do reforço do poder e intervenção do estado, no sentido de garantir um desenvolvimento mais harmonioso do país. Mas isto não traria poder, não traria altos cargos para distribuir pelos compinchas, por isso vão-nos dizer que não interferiram. Mentira!! Interferiram por inveja!

Sem comentários: